Introdução

No âmbito da disciplina de Área de Projecto, o nosso grupo da turma A do 12º ano, da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco escolheu como subtema : Hábitos saúdaveis.



Face a tal, decidimos criar este blog, com o intuito de divulgar o nosso projecto e de informar o maior número de pessoas possiveis, sobre aquilo que cada um poderá fazer para ter um estilo de vida mais saudavel!

Logotípo

Logotípo

sábado, 20 de março de 2010

Agricultura Convencional



A agricultura pode dividir-se em:

Agricultura intensiva (Produção em massa)


Agricultura extensiva (Pouca produtividade e inutilização de máquinas)
A agricultura intensiva é a agricultura que visa a produção em massa de produtos agrícolas. Para tal recorre a todos os tipos de métodos, entre eles tanto o uso de maquinaria, própria da agricultura moderna, como o uso de produtos químicos, como é o caso da convencional/intensiva.
Produtos químicos usados mais conhecidos:
Adubos
Herbicida
Pesticidas
Fungicida

Problemas ambientais e humanos do uso dos produtos químicos
A nível ambiental: destruição dos solos
A nível humano: vários problemas relacionados com contaminação de alimentos


As vantagens:
Rentabilidade económica. Desenvolvimento de tecnologia


As desvantagens:
Qualidade dos solos a longo prazo é degradada; problemas para a saúde

Contaminação alimentar

Existem 3 tipos de contaminação:

  • Contaminação física – ocorre pela queda de um objecto estranho no alimento, como por exemplo um cabelo, um insecto, pedaços de embalagens, etc.
  • Contaminação química – ocorre quando qualquer substância química ou um seu resíduo entra em contacto com um alimento, por exemplo por má utilização de detergentes e desinfectantes.
  • Contaminação biológica – é aquela que ocorre pela actividade de microrganismos, especialmente bactérias.


Fontes de microrganismos contaminantes:

A própria pessoa
Mãos
Lesões cutâneas
Animais

As toxinfecções são o grande perigo que advêm da contaminação de alimentos.
Estas doenças são provocadas por microrganismos patogénicos.

  • Infecção alimentar – ocorre porque o microrganismo que existia no alimento se multiplicou de tal forma que existe numa quantidade suficiente para causar doença.
  • Intoxicação alimentar – é causada pela ingestão de um alimento que possui toxinas ou substâncias tóxicas em quantidade suficiente para causar doença. As toxinas são substâncias tóxicas que podem ser produzidas por microrganismos.

Agricultura biológica

A agricultura biológica é um método de produção agrícola que exclui a utilização de produtos químicos, recorrendo normalmente aos adubos verdes, à rotação de culturas, à luta biológica contra pragas e doenças, entre outras.
Mas, afinal quais são as vantagens e desvantagens da agricultura biológica?

Principais vantagens

  • Obtenção de produtos de melhor qualidade;

  • Proteção do ambiente;

  • Proteção da saúde;
  • Criação de emprego;

  • Prevenção do aparecimento de cancros, alergias e infertilidade.

Desvantagens


Obtenção de produtos:

  • Mais caros;

  • Com aparência inferior;

  • Com menor durabilidade.

Curiosidade:
Os espinafres biológicos têm mais 97% de ferro do que os espinafres produzidos de forma convencional.

Vegetarianismo

O Vegetarianismo consiste num regime alimentar em que não se comem carnes de qualquer espécie, ou seja, vegetariano é a pessoa que elimina o consumo de todo o tipo de carne da sua alimentação.

Vantagens

  • Redução do risco de doenças do coração

  • Controlo do Peso

  • Redução do risco de desenvolver cancros


Desvantagens

Apesar deste tipo de regime alimentar apresentar um grande número de vantagens, é preciso ter em conta que este tipo de dietas contem quantidades limitadas ou nulas de proteína de alto valor biológico, de vitamina B12, vitamina D, cálcio, zinco e ferro. Podem apresentar risco de desnutrição em periodos vitais especialmente exigentes, como a gravidez, amamentação, idade de crescimento...

Dieta Mediterrânea

A designação "dieta mediterrânica" resultou de um estudo dos hábitos alimentares das populações da bacia do Mediterrâneo iniciada na década de 50.
Alimentos que fazem parte da dieta Mediterrânea:



- Frutas frescas, legumes e cereais em abundância;
- Azeite como principal fonte de gordura alimentar;
- Peixe em grande quantidade;
- Oleaginosas e frutos secos;
- Ervas aromáticas variadas e usadas em permanência;
- Lacticínios de cabra e ovelha em reduzida quantidade;
- Carne de ovinos e caprinos ocasionalmente;
- Vinho tinto em quantidades moderadas.


Entrevistas

No âmbito do desenvolvimento do nosso projecto, realizámos entrevistas a uma desportista e a um nutricionista, um engenheiro e uma psicóloga de forma a obtermos informação, sobre a importância da prática do exercício físico, de uma alimentação equilibrada, do equilibrio psicológico e das vantagens da produção de alimentos biológicos, na manutenção de um estilo de vida saudável.
Iremos agora destacar alguns excertos de algumas entrevistas assim como as frases que mais nos marcaram durante a realização da mesma.

O excerto a seguir faz parte da entrevista realizada à Dra. Paula Nóbrega (desportista), no dia (8/02/10)


“A actividade física é prática integrante do modo de vida, não tem de ocupar muito tempo…”

Actualmente, a prática desportiva é considerada muito importante. Considera-a importante na sua vida? Acha que melhora a sua qualidade de vida diária? Em que medida?
A actividade física é prática integrante do meu modo de vida, não tem de ocupar muito tempo mas está sempre presente. A sua importância manifesta-se em diversos domínios, essenciais para a percepção positiva de qualidade de vida, como o bem-estar físico, bem-estar psíquico e emocional.

Nos dias de hoje há cada vez uma maior consciência para a necessidade de se praticar exercício físico com frequência. Que conselho dá a pessoas que queiram começar a praticar desporto?

A motivação é o aspecto crucial para o início e posterior manutenção de um estilo de vida activo, como tal é necessário encontrar uma modalidade que se adeqúe ao nosso perfil, depois há que arriscar e experimentar. O relacionamento social e o convívio são importantes e constituem-se fortes elos com a prática de actividade física, portanto juntem um grupo de amigos e partilhem uma actividade ou modalidade desportiva.

Já o excerto seguinte foi retirado da entrevista foi realizada ao Dr. Óscar Cerqueira (nutricionista), no dia 9/02/10.


“…a imagem é algo mais a nível privado aí sim, sou mais procurado por membros das camadas mais jovem mais preocupadas com o aspecto físico…”


Pensa que a principal causa dessa procura continua a ser apenas a imagem, ou já começa a existir uma real preocupação com a saúde e a manutenção de um estilo de vida saudável?

Aqui em cuidados de saúde primários, não. Não tem a ver com a imagem, a imagem é algo mais a nível privado aí sim, sou mais procurado por membros das camadas mais jovem mais preocupadas com o aspecto físico. Aqui a consulta é encaminhada pelo médico de família e tem sobretudo a ver com critérios de saúde. São pessoas que têm uma sobrecarga de peso grande, que são diabéticas, que têm problemas hipertensão arterial, com doenças ósseas.

Sabemos que cada ser humano é único. Existe uma dieta padrão ou cada pessoa deve ter o seu próprio regime alimentar?

Existem recomendações genéricas que se aplicam à população em geral e que a que se tenta já individualizar o plano alimentar, ou seja, temos por exemplo a roda dos alimentos portuguesa cujas suas recomendações se aplicam à população em geral. Depois essa individualização faz-se aqui na consulta quando eu estabeleço um plano alimentar saudável ai é que temos que entrar com outros aspectos mais específicos dessa pessoa, a profissão que tem, o tipo de actividade física, se é sedentária ou não, homem ou mulher ou se mede 1:80 ou 1:60 e por aí fora. Todavia existem conselhos que se aplicam à população em geral.

O exerto abaixo foi retirado da entrevista realizada à Drª Ana Montenegro ( psicóloga), no dia (11/02/10):

"A sociedade vai desempenhar um papel de extrema relevância porque nós formamos a nossa auto-imagem com base naquilo que os outros nos dizem".

A televisão e as revistas transmitem constantemente ideais de beleza. Considera este um factor relevante para o aparecimento da anorexia e da bulimia nervosa?

Sim, de facto hoje em dia vivemos numa sociedade que dá uma importância excessiva à imagem e obviamente que tudo o que é difundido pelos media acaba por ter grandes repercurssões no público em geral, mas especialmente nos adolescentes que acabam por ser mais susceptíveis a qualquer tipo de pressão social.