Introdução

No âmbito da disciplina de Área de Projecto, o nosso grupo da turma A do 12º ano, da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco escolheu como subtema : Hábitos saúdaveis.



Face a tal, decidimos criar este blog, com o intuito de divulgar o nosso projecto e de informar o maior número de pessoas possiveis, sobre aquilo que cada um poderá fazer para ter um estilo de vida mais saudavel!

Logotípo

Logotípo

sábado, 20 de março de 2010

Contaminação alimentar

Existem 3 tipos de contaminação:

  • Contaminação física – ocorre pela queda de um objecto estranho no alimento, como por exemplo um cabelo, um insecto, pedaços de embalagens, etc.
  • Contaminação química – ocorre quando qualquer substância química ou um seu resíduo entra em contacto com um alimento, por exemplo por má utilização de detergentes e desinfectantes.
  • Contaminação biológica – é aquela que ocorre pela actividade de microrganismos, especialmente bactérias.


Fontes de microrganismos contaminantes:

A própria pessoa
Mãos
Lesões cutâneas
Animais

As toxinfecções são o grande perigo que advêm da contaminação de alimentos.
Estas doenças são provocadas por microrganismos patogénicos.

  • Infecção alimentar – ocorre porque o microrganismo que existia no alimento se multiplicou de tal forma que existe numa quantidade suficiente para causar doença.
  • Intoxicação alimentar – é causada pela ingestão de um alimento que possui toxinas ou substâncias tóxicas em quantidade suficiente para causar doença. As toxinas são substâncias tóxicas que podem ser produzidas por microrganismos.

Sem comentários:

Enviar um comentário