Introdução

No âmbito da disciplina de Área de Projecto, o nosso grupo da turma A do 12º ano, da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco escolheu como subtema : Hábitos saúdaveis.



Face a tal, decidimos criar este blog, com o intuito de divulgar o nosso projecto e de informar o maior número de pessoas possiveis, sobre aquilo que cada um poderá fazer para ter um estilo de vida mais saudavel!

Logotípo

Logotípo

sábado, 20 de março de 2010

Entrevistas

No âmbito do desenvolvimento do nosso projecto, realizámos entrevistas a uma desportista e a um nutricionista, um engenheiro e uma psicóloga de forma a obtermos informação, sobre a importância da prática do exercício físico, de uma alimentação equilibrada, do equilibrio psicológico e das vantagens da produção de alimentos biológicos, na manutenção de um estilo de vida saudável.
Iremos agora destacar alguns excertos de algumas entrevistas assim como as frases que mais nos marcaram durante a realização da mesma.

O excerto a seguir faz parte da entrevista realizada à Dra. Paula Nóbrega (desportista), no dia (8/02/10)


“A actividade física é prática integrante do modo de vida, não tem de ocupar muito tempo…”

Actualmente, a prática desportiva é considerada muito importante. Considera-a importante na sua vida? Acha que melhora a sua qualidade de vida diária? Em que medida?
A actividade física é prática integrante do meu modo de vida, não tem de ocupar muito tempo mas está sempre presente. A sua importância manifesta-se em diversos domínios, essenciais para a percepção positiva de qualidade de vida, como o bem-estar físico, bem-estar psíquico e emocional.

Nos dias de hoje há cada vez uma maior consciência para a necessidade de se praticar exercício físico com frequência. Que conselho dá a pessoas que queiram começar a praticar desporto?

A motivação é o aspecto crucial para o início e posterior manutenção de um estilo de vida activo, como tal é necessário encontrar uma modalidade que se adeqúe ao nosso perfil, depois há que arriscar e experimentar. O relacionamento social e o convívio são importantes e constituem-se fortes elos com a prática de actividade física, portanto juntem um grupo de amigos e partilhem uma actividade ou modalidade desportiva.

Já o excerto seguinte foi retirado da entrevista foi realizada ao Dr. Óscar Cerqueira (nutricionista), no dia 9/02/10.


“…a imagem é algo mais a nível privado aí sim, sou mais procurado por membros das camadas mais jovem mais preocupadas com o aspecto físico…”


Pensa que a principal causa dessa procura continua a ser apenas a imagem, ou já começa a existir uma real preocupação com a saúde e a manutenção de um estilo de vida saudável?

Aqui em cuidados de saúde primários, não. Não tem a ver com a imagem, a imagem é algo mais a nível privado aí sim, sou mais procurado por membros das camadas mais jovem mais preocupadas com o aspecto físico. Aqui a consulta é encaminhada pelo médico de família e tem sobretudo a ver com critérios de saúde. São pessoas que têm uma sobrecarga de peso grande, que são diabéticas, que têm problemas hipertensão arterial, com doenças ósseas.

Sabemos que cada ser humano é único. Existe uma dieta padrão ou cada pessoa deve ter o seu próprio regime alimentar?

Existem recomendações genéricas que se aplicam à população em geral e que a que se tenta já individualizar o plano alimentar, ou seja, temos por exemplo a roda dos alimentos portuguesa cujas suas recomendações se aplicam à população em geral. Depois essa individualização faz-se aqui na consulta quando eu estabeleço um plano alimentar saudável ai é que temos que entrar com outros aspectos mais específicos dessa pessoa, a profissão que tem, o tipo de actividade física, se é sedentária ou não, homem ou mulher ou se mede 1:80 ou 1:60 e por aí fora. Todavia existem conselhos que se aplicam à população em geral.

O exerto abaixo foi retirado da entrevista realizada à Drª Ana Montenegro ( psicóloga), no dia (11/02/10):

"A sociedade vai desempenhar um papel de extrema relevância porque nós formamos a nossa auto-imagem com base naquilo que os outros nos dizem".

A televisão e as revistas transmitem constantemente ideais de beleza. Considera este um factor relevante para o aparecimento da anorexia e da bulimia nervosa?

Sim, de facto hoje em dia vivemos numa sociedade que dá uma importância excessiva à imagem e obviamente que tudo o que é difundido pelos media acaba por ter grandes repercurssões no público em geral, mas especialmente nos adolescentes que acabam por ser mais susceptíveis a qualquer tipo de pressão social.

Sem comentários:

Enviar um comentário