Introdução

No âmbito da disciplina de Área de Projecto, o nosso grupo da turma A do 12º ano, da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco escolheu como subtema : Hábitos saúdaveis.



Face a tal, decidimos criar este blog, com o intuito de divulgar o nosso projecto e de informar o maior número de pessoas possiveis, sobre aquilo que cada um poderá fazer para ter um estilo de vida mais saudavel!

Logotípo

Logotípo

terça-feira, 27 de abril de 2010

Anorexia Nervosa

A anorexia nervosa é, por vezes, indevidamente considerada como uma doença do emagrecimento, como se este tivesse corrido mal e pudesse ser considerado a causa da doença. No entanto a anorexia nervosa desencadeia-se na grande maioria dos casos após uma determinação em restringir os alimentos mais calóricos com o objectivo de reduzir o peso corporal, numa fase em que a imagem corporal é insatisfatória e ao mesmo tempo essencial para o estabelecimento de uma relação com a sociedade. Ainda assim, isso não basta para que a doença apareça; Quando isso acontece então é porque existe já um medo doentio de aumentar de peso e uma capacidade hercúlea de se impedir de saciar a fome.
Na maioria dos casos esta doença aparece na adolescência, atingindo a um maior nível a classe feminina. Isto explica-se pelo facto de os adolescentes serem mais susceptíveis às pressões da sociedade e dos media, que levam as pessoas a querer ser uma imagem, não elas próprias.


Cerca de 1/3 das pacientes anorécticas começaram a fazer dietas por terem peso a mais, mas ao invés de pararem quando alcançado o peso desejado, continuam até atingirem pesos corporais mínimos. A quantidade ínfima de calorias que são ingeridas; a restrição cada vez mais acentuada de alimentos até ao ponto de só serem ingeridas salada, frutas ou vegetais; a prática rigorosa de exercício físico e a tomada de comprimidos dietéticos, devem ser vistos como sintomas claros de uma possível anorexia nervosa.
Com o decorrer do tempo, a anoréctica pode começar a sofrer de sintomas opostos, ou seja apetite incontrolável e tentará, para eliminar aquilo que ingeriu, tomar laxantes ou provocar o vómito, ou seja, passa a apresentar um quadro bulímico.

1 comentário:

  1. muito bem explicado, gostei muito do vosso blogue; tem informações mt interssantes. Parabéns!!!!!

    ResponderEliminar