Introdução

No âmbito da disciplina de Área de Projecto, o nosso grupo da turma A do 12º ano, da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco escolheu como subtema : Hábitos saúdaveis.



Face a tal, decidimos criar este blog, com o intuito de divulgar o nosso projecto e de informar o maior número de pessoas possiveis, sobre aquilo que cada um poderá fazer para ter um estilo de vida mais saudavel!

Logotípo

Logotípo

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Hipertensão arterial

A hipertensão arterial ocorre quando a pressão do sangue nas artérias é superior a 140 mmHg (máxima) ou 90 mmHg (mínima) durante um período de tempo considerável.

Causas:
Até ao momento, na maior parte dos casos, não há ainda uma causa conhecida para a hipertensão arterial, embora em algumas situações seja possível encontrar uma doença associada, que é a verdadeira causa da hipertensão arterial. Por exemplo: a apneia do sono, a síndrome de Cushing, a doença renal crónica…

Factores de risco:

  • Obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Má alimentaçao.

Prevençao da hipertenção arterial

A adopção de um estilo de vida saúdavel é fundamental para prevenir o aparecimento da hipertensão arterial.

  • Entre os hábitos de vida saudável sublinha-se a importância de :
  • Redução do consumo de sal e gordura ( especialmente a saturada);
  • Preferência por uma dieta rica em fruta e vegetais;
  • Prática de exercício físico;
  • Consumo moderado de álcool ( não mais do que 3 a 4 copos por dia para homens, e 2 a para as mulheres);

No caso dos indivíduos obesos é aconselhável que estes adeqúem o seu peso à sua altura.




Embora fumar, em si, não provoque tensão arterial alta, este acto causa danos nas artérias e aumenta o risco de um ataque cardíaco, o que é sempre prejudicial.
Por outro lado, é necessário destacar que a ausência de quaisquer sintomas durante a fase inicial da doença faz da medição regular da tensão arterial um hábito a seguir, especialmente, os obesos, diabéticos, fumadores, ou que tem uma história de doença cardiovascular na família.

Tratamento


Embora não haja cura para a hipertensão arterial, pois esta é uma doença crónica, na maior parte dos casos, esta é controlável.
Para tal, existem duas soluções:




  • a adopção de um estilo de vida saudável;, ajuda geralmente a reduzir a tensão arterial do individuo, sendo necessário para tal, por exemplo, diminuir o consumo do sal, praticar regularmente exercício físico, etc.

  • caso, as medidas anteriormente referidas não sejam suficientes para uma descida adequada da pressão arterial, recorre-se então ao tratamento farmacológico.

Sem comentários:

Enviar um comentário