Introdução

No âmbito da disciplina de Área de Projecto, o nosso grupo da turma A do 12º ano, da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco escolheu como subtema : Hábitos saúdaveis.



Face a tal, decidimos criar este blog, com o intuito de divulgar o nosso projecto e de informar o maior número de pessoas possiveis, sobre aquilo que cada um poderá fazer para ter um estilo de vida mais saudavel!

Logotípo

Logotípo

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Escorbuto


O escorbuto é uma doença provocada pela carência de vitamina C ou ácido ascórbico no organismo.
Esta doença é caracterizada por hemorragias, inchaços das gengivas, quedas de dentes, letargia, secura da boca e dos olhos, entre outros. Numa fase avançada, o escorbuto pode mesmo, provocar a morte.

Vitamina C - Características

Grupo: vitaminas hidrossolúveis
Fontes: acerola, ananás, laranja, limão, mamão, manga, melão, morango, batata, vegetais de folhas verdes (couve-flor, espinafre, repolho), pimentão entre outros. A acerola é o fruto mais rico em vitamina C (a quantidade de Vitamina C é cerca da trinta vezes superior à da laranja.
Necessidades diárias: cerca de 60 mg.
Função: esta é importante para várias reacções bioquímicas celulares. A principal função é a hidroxilação do colagénio, uma proteína que aumenta a resistência de ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos. Tem efeito antioxidante, é usada na síntese de hormonas e neurotransmissores, e contribui para o fortalecimento das defesas imunológicas do organismo.
Avitaminose: escorbuto.

Sem comentários:

Enviar um comentário